top of page

#karinaabudexplica

BLOG

Análise de que? Vem entender TUDO sobre coloração pessoal ou colorimetria!

  • Foto do escritor: Karina Abud
    Karina Abud
  • 14 de ago.
  • 4 min de leitura

Você sabia que tem cores que deixam nossa pele mais pálida, amarelada ou mais corada, com cara de saudável?


E que tem cores que iluminam mais o nosso rosto OU produzem áreas mais escuras e realçam manchas?


Pois é! A análise de coloração descobre para você quais cores mágicas são essas, ou seja, quais as cores que melhor harmonizam com a sua beleza natural!


análise de coloração pessoal colorimetria_karina abud_consultoria de estilo
Perceba como o roxo (aqui representando uma cor mais fria), iluminou mais o rosto desta cliente, em comparação com o laranja (cor mais quente), que criou áreas mais escuras embaixo da boca e dos olhos.

Além disso, a análise de coloração entende também quais cores vem junto com a gente, ou seja, não ficam nem apagadinhas e nem chegam antes da gente, parecendo um abadá, rs.


Assim, pessoas com colorações mais vivas tendem a ficar mais valorizadas com cores mais vivas por perto. Já pessoas com colorações mais apagadinhas, com cores mais apagadas por perto.


Então, na análise procuramos por cores que repetem a coloração da pessoa, que formam a moldura que mais combina com as cores do rosto dela.


Importantíssimo 1: nenhuma cor deixa alguém horroroso! As cores não tem esse poder de transformação! E também valores de beleza são pessoais, então é difícil estabelecer exatamente o que fica feio e o que fica bonito. Portanto, na análise, os olhos da consultora e do cliente procuram as cores que PARECEM ficar mais-mais legais nele!


Mas como as cores tem o poder de “mexer” com o nosso rosto?


Esses efeitos das cores no nosso rosto se devem a um fenômeno físico em que a luz bate na cor do tecido e reflete na nossa pele, se misturando com as cores dela e criando mais luz, mais sombra ou realçando áreas mais quentes ou mais frias do rosto.


Importantíssimo 2: a análise de coloração não é um método científico e exato. É só uma interpretação a partir de um fenômeno físico.


Como é feita a análise de coloração?


A análise de coloração pessoal é feita por um teste comparativo que usa muito tecidos coloridos perto da pele. Esses tecidos representam tons mais quentes, frios, claros, escuros, opacos, vivos, com mais ou menos contraste.


Durante a análise precisamos de luz natural e estar sem maquiagem para não tem a interferência de nenhuma luz ou cor “extra” que não a nossa.


karina abud análise de coloração pessoal_consultora de estilo
eu e minha cliente debatendo os efeitos que enxergamos

A coloração vale também para esmaltes e sapatos?


A coloração vale somente para grandes áreas perto do nosso rosto: blusas mais fechadas, casacos e lenços. Dos acessórios, vale só para os colares e brincos grandões e mais chapados. Das maquiagens, as que ocupam mais espaço: batom e blush. E também cabelo! Que é uma grande moldura do nosso rosto!


Então esmaltes e sapatos, que estão longe do nosso rosto, não são considerados para a coloração.


Poréeeeem, assim como as partes debaixo, podemos pensar nesses elementos dentro da coloração para construir um armário ou criar combinações mais harmônicas, já que as cores se combinarão dentro de uma mesma característica.


exemplo de peças em tons quentes, característica de uma cartela da coloração outono quente
exemplo de peças em tons quentes, característica de uma cartela da coloração outono quente

Outro efeito: contraste de rosto x constraste de estampa


Pensamos da mesma maneira para o contraste: o conjunto das cores de uma estampa também costuma ficar mais legal quando acompanha o contraste do rosto, que é composto por pele x cabelo x sobrancelha x olho x boca.


Classificamos em baixo, médio e alto contraste.


Assim, rostos com mais contraste pedem uma estampa com desenho mais contrastante para a roupa não ficar apagadinha.


Rostos com baixo contraste, adoram uma estampa mais calminha, com menos contraste também.


E rostos com médio contraste? Acertou: estampas com médio constraste.


Mas Karina, e o meu estilo e as cores que eu gosto, onde ficam nessa história toda? 


É claro que gosto, intenção e estilo pessoal acabam direcionando muito mais como gostamos de usar nossas cores. 


Por exemplo, uma pessoa gostar de vestir cores que criam um grande impacto, mesmo que tenha uma coloração mais apagadinha.


Ou querer usar um cabelo platinado mesmo com um rosto com alto contraste. 

Ou simplesmente amar preto quando sua coloração é mais clara. 

Ou ter um estilo super clássico e curtir cores mais neutras tendo uma coloração brilhante, viva!


Por isso, coloração é só um pedacinho do quebra-cabeça que é o nosso jeitão de se vestir e acredito que deva ser usada para aumentar as possibilidades de uso das cores, para além das que já gostamos de usar, mesmo que elas não estejam na nossa paleta/cartela. 


A coloração é uma sacada super legal para as pessoas inseguras no uso das cores e que estão querendo ousar, se jogar mais nelas! Porque sabendo que aquelas ficam ótimas, vão acabar se sentindo mais confiante para experimentar mais!


Coloração ajuda muito também na combinação das cores de um mesmo look e construir uma coleção ou um armário dentro de uma mesma cartela para ser mais coerente e versátil, já que as cores de uma mesma cartela tendem a harmonizar muito mais entre elas do que uma cor de uma cartela com outra cor de outra cartela.


Importantíssimo 3: o valioso em saber a sua coloração é que um novo mundo de cores se abra e não que a limite em uma pequena cartela de cores.


No próximo post, vou explicar qual é a história e quais são as possíveis cartelas de cores correspondentes às colorações!




 
 
 

Comentários


Procurar por tags
Receba no seu feed de notícias!
RSS Feed

Se você gosta de objetividade, leia aqui

LOGO_HORIZONTAL_NEGATIVO.png
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon

São Paulo | Brasil
CNPJ 21.961.484/0001-05
Karina Braulio Abud Treinamento de Estilo Pessoal
2025 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page