top of page

#karinaabudexplica

BLOG

Check list personalizado: o armário cápsula que faz sentido pra você

Eu descobri neste tempo de estrada como Consultora de Estilo que não existe tamanho certo de guarda-roupa. Eu, por exemplo, sempre tive vontade de ter um armário cápsula só porque acho que menos roupa dá menos trabalho. Mas enjoo fácil das minhas roupinhas, então preciso de variedade. Hoje tenho um guarda roupa quase ideal, bem otimizado e com o mínimo possível porque uso quase todas as roupas. Mas é um processo, tô quaaase lá, rs.


O mais importante para mim é que as minhas clientes lindinhas estão no mesmo processo e tenho certeza que a Consultoria de Estilo é uma grande largada para uma vida com menos coisa do que antes, já mais descomplicada, eficiente, com menos compras e menos desperdício de tempo, dinheiro e energia! E o seu guarda-roupa, como é que tá? Que tal começar 2018 diferente, um pouco mais enxuto?


Por isso, aproveitei esse tema de armário cápsula que vocês pediram tanto e que está tão em alta para explicar um pouco porque ele está tão em alta assim e por que o conceito de ter um armário mais reduzido vai te ajudar! E principalmente - como fazer um checklist muito do ixperto pra você montar o seu armário cápsula com as quantidades que te derem na telha.


Mas antes, um pouco de historinha. O termo “armário cápsula” chegou nos anos 70 com uma inglesa dona de uma butique chamada “Wardrobe", que falava sobre ter uma coleção de pequenos itens essenciais de roupa que não saem da moda. Daí a Donna Karan popularizou em 1985 lançando uma coleção cápsula de 7 itens que se combinavam entre si. Hoje em dia se fala horrores no tema e tem até programa de TV sobre isso.


Karina e o armário da cliente

Então vamos lá, pegando estas ideias mara e colocando na prática: a ideia do armário cápsula - como o próprio nome diz - é que tenha o mínimo de peças possíveis que você possa usar na estação atual e que estas peças possam se coordenar ao máximo entre si. Existem várias listas por aí com quantidades máximas de peças que vão de 30, até 40, 50. "Tá, e por quê isso seria bom pra mim?"


Vou te contar algumas coisinhas que podem ajudar a entender o porque pode ser uma boa entrar na onda do guarda-roupa cápsula!


Motivo #1 - Já ouviu falar no Paradoxo da Escolha? Este é um livro incrível do psicólogo e economista Barry Schwartz e que fala que opções em excesso em qualquer esfera da nossa vida pode dar um tilt na gente: pode levar à estagnação e à insatisfação por ver todas as outras opções indo embora ao escolher uma só delas. Basicamente isso. Uau. Agora lembro disso toda vez que abro meu guarda-roupa.


Motivo #2 – E tem mais gente famosa por aí falando coisas importantes! A Marie Kondo sempre diz que tirar da frente desobstrui a mente, que manter somente o que adoramos e que nos representa de alguma forma, nos dá a sensação de que já temos tudo o que precisamos, fazendo com que tenhamos necessidade de comprar menos – e isso eu também já dizia, hein?! :P


Motivo #3 – Em terras tupiniquins também tem muita coisa legal acontecendo, como o #desafioarmariocapsula das maravilhosas Fê Cortez do Menos Um Lixo e da consultora de estilo e colega Vivi Cardinali. Tudo para servir de inspiração e conhecer mais pessoas que estão se desafiando a fazer diferente do que nos é ensinado.


Motivo #4 – este autoral, desta que vos fala. Se você ainda não acha que o seu bem mais valioso é o seu tempo, posso apostar que já já você vai chegar a esta conclusão. E quem nunca teve aquele momento na frente do guarda-roupa sem saber o que escolher, perdendo um tempo danado até concluir que vai sair com aquele modelito que você já usa sempre e que não precisaria de todo aquele tempo meditando na frente do guarda-roupa?


Apresentados todos os argumentos para você embarcar nesta jornada, chegou o momento de colocar a mão na massa e dar as dicas quentes para montar um armário cápsula para chamar de seu!


CHECK LIST ARMÁRIO CÁPSULA VERÃO e INVERNO


Primeiro de tudo, para garantir a qualidade das suas escolhas, é importante você ter o autoconhecimento! Pergunta chave > você é uma pessoa de roupas mais coloridas ou mais neutronas?


> Se você respondeu mais colorida, a dica é encontrar um equilíbrio com 50% das peças em cores coloridas e os outros 50% em cores neutras, mais versáteis.


> Já se você respondeu mais neutrona, perto de 90% das peças vão ser em cores neutras porque essas são muuuuito mais versáteis e só 10% das peças em cores mais alegres e marcantes.


E aí vai uma cola > as cores neutras são basicamente: preto, branco, beges, cinzas, marrons, azuis marinhos, vinhos, nudes. Ok? Ok, combinado.


Segundo de tudo, vamos começar a separação! Vamos chacoalhar esse corpo e esse armário, galera!


  1. Coloque em cima da cama todas as camisas juntas, depois regatas, depois as camisetas com manga curta, camisetas com manga comprida, calças de modelagem igual e por aí vai. Não esqueça dos sapatos, acessórios, bolsas, item por item até cobrir todas as suas coisinhas!

  1. Dentro de cada categoria, separe as que você usa muito das que você usa pouco. Uma dica para pensar se você usa pouco uma peça, é se perguntar se no último ano você usou esta peça ou só prometeu que ia usar. Separe também as que você usa pouco, mas adora;

  2. Dê uma boa olhada e veja quanta coisa você tem! Aposto que nem imaginava que tinha tudo isso, né? Deixe tudo para fora do armário, hein, nada de sair guardando ainda!

  3. Coloque de lado, fora da visão, todas as peças que você usa pouco. Faça o mesmo para as que você usa-pouco-mas-adora (depois você vai voltar nelas, prometo!);

  4. Das partes debaixo que que você usa muito, separe uma peça de cor neutra mais clara, uma de cor neutra mais escura e uma mais colorida. Essa quantidade JÁ funciona. Se ficou desesperada, pegue uma peça a mais, de preferência neutra. E por aí vai em nível de desespero hahaha, mas tendo sempre em mente que você está TENTANDO REDUZIR SEU GUARDA-ROUPA!

  5. Das partes de cima que você usa muito, separe 1 peça para cada tipo - manga curta, regata, etc - 1 de cor neutra mais clara, 1 de cor neutra mais escura e 1 mais colorida.

  6. Vestidos e macacões do dia a dia, pode separar no mínimo 2, um mais longo e um mais comprido, por exemplo. Não vale escolher 2 que façam exatamente a mesma função, eles precisam ser usados em ocasiões ou climas diferentes, por exemplo;

  7. Sapatos: escolha um de cada tipo, de preferência em cores neutras. Lembre que versatilidade é a palavra de ordem;

  8. Ainda com as peças todas à vista, veja sua pilha do "usa-pouco-mas-adora”. Segure cada uma na sua mãozinha (Marie Kondo tá olhando!) e avalie: eu teria mesmo vontade de usar isso amanhã? Ou: se essa peça estivesse na loja, eu compraria? Ou, mais importante: ela é versátil o suficiente para esse meu armário cápsula? Se está difícil de desapegar dessas, guarde-as numa malinha;

  9. Agora pegue as que você não usa tanto e nem adora: que tal fazer um dindin vendendo em algum brechó ou no Enjoei (você pode se inspirar na olha minha lojinha lá! - merchaaaan) ou doando para alguém ou alguma instituição, tem alguns projetos bem bacanas;

Roupas da cliente separadinhas em cima da cama

10. Voltando às roupas escolhidas para o armário cápsula: vamos separar o que vai ser armário cápsula “verão” e o que vai ser armário cápsula “inverno”! Tudo o que é fresquinho já pode enfiar de volta no armário (se você tá fazendo isso agora em fevereiro, né, óbvio!). E como sempre dá uma esfriadinha, escolha 1 casaquinho em cor neutra. As coisas mais quentinhas, coloque numa mala pra você puxar ela de volta pro armário quando começar a esfriar mais! Lembrando que, claro, vai ter aqueles dias quentes! Aí você acrescenta uma camisetinha mais fresquinha e uma saia ou shorts, tudo em cor neutra!


Acho que acabamos, hein! Ufa! Parabéns, você sobreviveu ao desapego intenso e tem agora o seu próprio armário cápsula! E só para efeito de posterior gabação, conte quantas peças você tem e quantas você tirou! Saia espalhando por aí e falando o quanto você está mais leve e com dias muito mais práticos, dando tempo para o que interessa!


Ai Karina, mas por aí o pessoal tem estas listinhas mágicas, e aí como a gente fica? Como eu já conheço você, vou te dar um guia, mas para chegar neste resultado promete que vai fazer o passo a passo?

imagem ilustrativa com quantidades do armário cápsula de verão
imagem ilustrativa com quantidades do armário cápsula de inverno

Então é isso por hoje meus amorecos, me contem como foi e o poder de transformação do seu dia a dia por um guarda-roupa mais simples e mais fácil de lidar, e o melhor, só com peças que você ama!


E claro, sempre deixando aqui os meus serviços à disposição! Se você gostou da ideia mas acha que vai ser difícil colocar na prática, vem comigo que eu te ajudo!


Bjo bjo


Karina


Procurar por tags
Receba no seu feed de notícias!
RSS Feed
bottom of page