top of page

#karinaabudexplica

BLOG

Aproveitando a liquidação: dicas para o barato não sair caro

E chegamos na época do ano que todos nós mais gostamos! Não dá pra negar que é uma delícia passear pelas ruas de compras e corredores dos shoppings e ler com todo o prazer a palavra mágica:

L I Q U I D A Ç Ã O!


Mas quem nunca passou por aquele momento de êxtase incrível por comprar aquela peça única e a sensação de aproveitar o negócio do ano... mas depois se deu conta de que o tamanho não era bem aquele, ou que aquela blusa não combina como você queria com as outras peças do seu guarda roupa - e aquela peça da promoção acaba ficando encalhada e não sendo usada.



E é porque todos já passamos por isso que eu resolvi ajudar vocês com todo o meu conhecimento de Consultoria de Estilo, porque você sabe que aprender a comprar também faz parte do meu trabalho, né? Juntei algumas dicas bem práticas para você aproveitar a Liquida e ter certeza de que não gastou mal o seu din din!

eu numa foto antiiiiiga (2014, rs) tirada para uma matéria do G1

E sem mais delongas, abrimos os trabalhos:


Dica #1: Faça uma lista! Sim! Afinal, o momento de Liquidação só é bom de verdade se você aproveita o momento para comprar algo que já precisava, mas com preços mais interessantes. Se você se emociona e compra o que não precisa, acaba gastando mais dinheiro do que o planejado. Então, mãos à obra! Pegue aquele bloquinho ou a lista no celular e comece a listar:

  • Qual a peça que você precisa? Uma blusa, calça, saia?

  • É uma peça para trabalhar, sair, uma ocasião especial?

  • Qual o tamanho ou medidas que a peça tem que ter (pra compras online)? Lembre que a roupa boa é a que você consegue usar hoje (ou depois daquele ajuste de barra, manga ou cintura)

  • Qual a cor? É mais sóbria ou mais colorida? Com alguma estampa? Tem alguma cor ou padrão que ela não pode ter para combinar com o que você imagina?

Lembre-se: quanto mais específico você conseguir ser, mais fácil é de encontrar o que precisa e melhor o investimento.


Eu e cliente Paula no provador entendendo a importância do caimento da roupa

E lá vamos nós para a dica #2: Programação é vida! Quem aqui nunca foi ao supermercado com fome e acabou comprando mais do que precisava? O mesmo vale aqui – se programe para explorar a Liquidação em um momento em que você esteja calminhx e com aquele tempo reservado para isso. Nada de dar aquele pulinho no shopping só para dar uma olhada.


Mas por que isso é importante, Karina? Te conto! É importante ir com calma para você procurar o que realmente precisa (lembra da Dica 1?), pesquisar e comparar preços entre lojas diferentes, e tomar o tempo necessário no provador!


A etapa do provador é chave para o sucesso das suas compras! Por exemplo, para você garantir que aquela blusa é realmente o que você precisa, tente provar com partes debaixo que simulem as combinações que você poderá fazer no dia a dia. Se chegar em casa e a peça que você está comprando não combinar com pelo menos outras 3 peças, provavelmente ela não vai ser versátil o suficiente. Pense também se no seu guarda roupa atual você já não tem uma peça semelhante que acaba fazendo a mesma função.


Para fechar esta dica: se você conseguir, se planeje para ir no início do período de liquidação para encontrar mais opções de modelos, tamanhos e cores e opções no geral.


Minha dica #3 é um reforço da dica anterior: Prove! Eu sei, eu sei... pode ser que não seja a tarefa mais legal do mundo, mas coloque uma roupa confortável, fácil de colocar e tirar, e Avante!

eu e cliente Paula durante serviço de compras inteligentes

*essa foto é antiga (meu cabelo!) mas eu adoro ela


Lembre que colocar a peça na frente do seu corpo não vai mostrar como será o caimento real dela em você! Super importante lembrar que o corpo que serviu de manequim para esta peça não foi o seu e que por conta disso é imprescindível provar! É mais do que comum as peças precisarem de pequenos ajustes para ficarem realmente do seu tamanho. Se a loja em que você estiver oferecer serviços de ajuste ou ao menos de marcação, aproveite para garantir o resultado. Se não houver o serviço na própria loja, leve as peças que precisem de ajuste na sua costureira de confiança.


Se você não tem aquele lugar do coração para fazer ajustes ainda, em SP eu gosto de recomendar para os meus clientes a costureira "Costuritcha" Flávia Souza :)


Para a dica #4, vamos mais no detalhe, olhe com atenção! Para garantir que a peça que você está levando é mesmo tudo aquilo que parece, sugiro que você:

  • Olhe com carinho as costuras e eventuais bordados para garantir que não há nenhuma parte já meio desfiada;

  • No caso de peças de tricô, linha e afins, tenha certeza de que não há nenhum fiozinho puxado e que prejudique o restante da peça;

  • Analise a etiqueta! É importante que você olhe a etiqueta de composição que normalmente fica na lateral interna, é nela que você vai conseguir informações preciosas, como de qual material é feita a sua peça. Para que você saiba, quanto mais natural um tecido, melhor a qualidade e maior o valor. Os tecidos mais naturais são algodão, seda, lã, linho e couro. E nos outros mais encontrados por aí, na sequência vem a viscose que costuma ser mais em conta e por último poliéster que é totalmente sintético e menos nobre.

  • De maneira geral, confecções locais, mais autorais ou redes de poucas lojas tendem a ter melhor mão de obra e matéria prima e por conta disso podem valer um investimento maior especialmente para aquela peça coringa.

A última e mais valiosa dica #5, pense mais uma vez! Tenha certeza de que você realmente precisa daquela peça e amou ela! Normalmente peças de promoção não trocam, então aquele momento que você decide levar é ainda mais importante!


Quando estiver no provador, prove mais de uma vez a peça que está namorando para ter certeza. No meu caso às vezes ajuda tirar uma fotinho do espelho também para ajudar a ver como fica e comprar só quando estiver bom mesmo!


Bom, não se esquece de que eu estou aqui para o que precisarem, tá? Que agora é hora do auto-merchan, hahaha: me manda um ‘oi’ e vamos tomar um café! Posso te ajudar a entender seu estilo, avaliar seu armário e entender o que precisa, fazer uma lista de compras que faça sentido pra comprar online ou presencial, pesquisando e separando as peças pra você! E ainda vamos juntas provar tudo nas lojas com liquida! Com certeza você vai economizar em futuras compras desnecessárias!

outra foto antiga tirada para uma matéria do G1

*ói eu que marota.

Então galera, garimpem, prestem atenção e se planejem! Tenho certeza que vocês vão se sair muito bem!


Beijocas e #Liquida

Procurar por tags
Receba no seu feed de notícias!
RSS Feed
bottom of page